Declaração de Intenções - Free Software Foundation Europe

Georg C. F. Greve <greve@gnu.org>
22 Nov 2000

Um grupo de pessoas começou a trabalhar no conceito de uma "Free Software Foundation Europe" que essencialmente será uma organização irmã da "Free Software Foundation" fundada por Richard M. Stallman.

Torna-se evidente que a FSF nos E.U.A., estando numa zona horária e cultural totalmente diferentes, dificilmente pode manter-se em contacto com o forte desenvolvimento e actualidade no Software Livre Europeu. Juridicamente independente da FSF na América, a FSFE procurará oferecer uma infra-estrutura organizacional para o Software Livre na Europa - especialmente (mas não só) para o Projecto GNU. Além disso, ela oferecerá a organização local necessária ao trabalho político e distribuição de fundos.

Realização dos objectivos

consideramos como de suprema importância manter o verdadeiro espírito e essência do Software Livre.

Também gostaríamos de evitar criar outra facção no movimento. Por esta razão encontramo-nos em contacto com Richard M. Stallman, já que o objectivo é sermos reconhecidos como a "organização irmã Europeia" da FSF - o que também permitirá aos Europeus fazer doações à FSF dedutíveis nos impostos.

Ser a organização irmã oficial traz a responsabilidade de preservar a sua posição filosófica e valores. No nosso ponto de vista é o perdurar das decisões e obras da FSF que a torna tão especial. Assim, aplicaremos as mesmas considerações de longo prazo em todos os nossos passos.

Como o passado recente tem mostrado, é bastante fácil desviar-se do caminho e perder de vista esses objectivos de longo prazo. Assim, é crucial apenas aceitar membros com um conhecimento firme do movimento, as suas origens e objectivos.

Sentimos que esta responsabilidade torna necessário ficar consciente dos possíveis ardis e ciladas ao longo do caminho antes de dar a conhecer os nossos planos. Após um ano de debates e construção da confiança na integridade de cada um, sentimos que chegou o momento de trazer esses planos à vida.

Por enquanto o núcleo consiste em

e montaremos uma organização "FSF Europe" na Alemanha como ponto de partida. Daí em diante seguiremos passo a passo a outros países Europeus com o plano final de ter uma estrutura forte e sólida na Europa que trabalhará em direcção aos objectivos do Software Livre.

Estaremos à procura de outras pessoas cientes da GNU e do Software Livre especialmente na França, Reino Unido e Espanha, como o nosso primeiro passo em sermos verdadeiramente Europeus. Se pensa que devia ser contactado e ainda não o fizemos, não desespere. Pode considerar entrar em contacto connosco, mas por favor tenha em mente que pertencer a esta organização requere um grande nível de empenhamento e estabelecer o nível de confiança necessário entre as partes é um processo lento.

Tencionamos fazer as coisas correctamente, já que uma aproximação defeituosa pode originar resultados hediondos. Se nos quiser ajudar, sinta-se à vontade para nos contactar em

<team@fsfeurope.org>

ou subscreva a lista de discussão geral <discussion@fsfeurope.org>.

Se apenas quiser ser mantido actualizado no progresso, subscreva apenas a nossa lista de correios de anúncios <announce@fsfeurope.org>.

Pode subscrever as listas de correio enviando um e-mail para

[nome]-request@fsfeurope.org

com "subscribe" no assunto da mensagem, ou pode usar a interface web em

http://mailman.fsfeurope.org/mailman/listinfo.