Education Task Force

Razões para defender o Software Livre na sua universidade

Com Software Livre, você tem a escolha. Você não está preso em uma única distribuição, porque você só sabe como usar esta em particular, porque se você mudar, o formato de seus documentos não serão compatíveis com a nova versão, ou porque você paga uma licença que lhe impede modificar o software que no que você está a trabalhar.

O Software Livre melhora a sua educação
-------------------------------------------------------

Aquisição de competências

Hoje em dia, não é o suficiente saber como usar um programa de escritório. É importante compreender os conceitos subjacentes a toda uma categoria ou tipo de software e não apenas usar um aplicativo específico. O Software Livre permite que você aprenda como funciona o software e, portanto, adaptar-se a qualquer ambiente, uma competência fundamental nos dias de hoje.

Ser independente

Se é ensinado a confiar no software privativo, você torna-se dependente de algo que você vai ter que pagar. Se você é ensinado a confiar no Software Livre, você pode continuar usando este software na sua vida adulta, ajudando outras pessoas, compartilhando-o.

Aprender na língua nativa

Os aplicativos de Software Livre estão sendo traduzidos a quase todos os idiomas. Assim você pode aprender e concentrar-se nas suas tarefas sem nenhuma barreira linguística ou cultural.

Utilizar o Software Livre é a decisão econômica mais lógica
-------------------------------------------------------

Mantenha a neutralidade da sua universidade

As universidades têm que ficar longe do consumismo. As necessidades das universidades, e os recursos dos que dispõe, precisam manter-se afastados das modas ou da publicidade da indústria do software.

Gastar dinheiro em cérebros

Na educação, os meios são mais limitados do que em outros setores, porque têm que ser empregados em larga escala. É mais relevante pagar os cérebros (por exemplo, ajuda para a formação na concepção de projetos, do pessoal ou educacional) ou dispositivos adicionais do que pagar licenças privativas.

Ser ecologicamente responsável

O Software Livre pode ser utilizado com uns requisitos mínimos de hardware em quase todo hardware. O Software Livre proporciona uma maior perenidade do hardware, pois permite uma utilização mais duradeira de hardware velho (e barato). As atualizações podem ser imediatamente desenvolvidas e compartilhadas com outros usuários do mundo inteiro. Você não precisa comprar o último lançamento do produtor.

O Software Livre contribui para a construção de uma sociedade livre
-------------------------------------------------------

Solidariedade

Utilizar o Software Livre permite a você compartilhar e cooperar e, assim, juntar toda uma comunidade que compartilha conhecimento.

Liberdade

O Software Livre é liberdade, não preço. Com o Software Livre, você tem o controle sobre o software que você usa. Você pode-o usar, estudar, partilhar e melhorar.

Igualdade

Com o Software Livre, os professores podem dar uma cópia para cada aluno. Assim, famílias com menos recursos financeiros podem aprender com as mesmas ferramentas como qualquer outra família

Free Software Foundation Europe
Linienstrasse 141, 10115 Berlin, Germany
E-Mail: edu-team@fsfeurope.org
Telefone: +49-30-27595290
http://fsfe.org/activities/education