O que fazemos

Actividades Jurídicas

A FSFE está empenhada em ajudar pessoas, projectos, empresas e organismos públicos a encontrarem informação jurídica, peritos e apoio sobre Software Livre. Fazemo-lo providenciando informação sobre conformidade, boas práticas, aquisições e governação através da nossa estrutura interna, em parceria com as nossas organizações associadas e através da nossa extensa rede de contactos. A nossa missão é divulgar conhecimento, resolver problemas e fomentar o crescimento a longo prazo do Software Livre. Neste âmbito, será uma satisfação ajudá-lo.

Apoio à Conformidade

A FSFE apoia utilizadores, empresas e organismos públicos no que respeita ao uso de Software Livre, quer no âmbito comercial quer no âmbito não-comercial. Também ajudamos pessoas que queiram denunciar violações de licenças ao abordarmos questões de não conformidade no mercado em parceria com o projecto gpl-violations.org.

Apoio às Melhores Práticas

A FSFE apoia as melhores práticas em projectos, empresas e organismos públicos que usem Software Livre, encorajando a partilha de informação, organizando eventos e respondendo directamente a questões.

Apoio à administração

A FSFE proporciona consultoria directa a projectos e empresas sobre gestão de processos, políticas de desenvolvimento e estruturas organizacionais que se possam basear em Software Livre.

Apoio a Aquisições

A FSFE proporciona consultoria directa a organismos governamentais sobre aquisições e abordagens a concursos públicos que proporcionem sã concorrência, escolha e acesso a Software Livre.

Desenvolvimento de Infra-estruturas

A FSFE também proporciona divulgação educacional e um acordo fiduciário de copyright (direitos de autor) a Projectos de Software Livre. A FSFE produz informação sobre como construir uma base jurídica para um projecto de Software Livre, sobre administração, copyright e marca registada (trademark).

A Rede Jurídica

A FSFE congrega a maior rede privada e neutra de peritos jurídicos do mundo na área do licenciamento de Software Livre. Esta rede desenvolve discussões e conhecimento sobre os aspectos jurídicos do licenciamento, constituindo fórum sem par para o alcançar da maturidade na matéria.

O Seminário sobre Direito e Licenciamento de Software Livre

Organizamos o Seminário sobre Direito e Licenciamento de Software Livre, um evento anual de debate, discussão e partilha de conhecimento sobre a presente situação do mercado e projecção do futuro das licenças de Software Livre. Este é o mais importante evento de debate, discussão e partilha de conhecimento sobre a vertente jurídica do Software Livre.

Grupos de Interesse Específico

Oragnizamos Grupos de Interesse Específicos para a discussão de assuntos que vão desde os processos empresariais até à gestão de licenças. Estes grupos são concebidos tendo em vista diminuir os mal-entendidos, partilhar conhecimento e abordar áreas em que ainda não haja directrizes a seguir.

Partilha de Conhecimento

A FSFE mantém um acervo de documentação sobre questões jurídicas e de licenciamento de Software Livre. Também produz guias práticos e manuais.