O que é o licenciamento de software?

As licenças de software dizem às pessoas como o detentor dos direitos (geralmente o autor) quer que o software seja utilizado e quais são as liberdades ou restrições que tem. Sem uma licença, muitos usos do software podem ser proibidos.

As licenças de Software Livre são licenças que dão permissão a um usuário para obter quatro liberdades importantes; a liberdade de usar, modificar, compartilhar e melhorar o software. As licenças Copyleft são licenças de Software Livre, que permitem as quatro liberdades fundamentais sob a condição de que essas liberdades permaneçam intactas na distribuição do software ou de trabalhos derivados.

A GNU GPL é a mais famosa licença copyleft do Software Livre e é usada por uma grande porcentagem de projetos de Software Livre. Tem muitos recursos úteis, como assegurar as quatro liberdades e fornecer uma garantia limitada e a exclusão da cláusula de responsabilidade para proteger os desenvolvedores lançando os seus trabalhos ao público.

Há muitas licenças de Software Livre, alguns sem qualquer efeito copyleft. Algumas destas são compatíveis com a GNU GPL, algumas têm disposições especiais que permitem a compatibilidade e outras são incompatíveis.

Se as pessoas usam a mesma licença ou pelo menos compatíveis, em seguida, os projetos podem trocar código livremente. Nós encorajamos todo mundo a usar a GNU GPL para todos o software.

Se você quiser obter mais informações sobre o Software Livre, visite: