Nós falamos de Software Livre

O Software Livre é chamado, muitas vezes, de "Open Source." Isto é o resultado de uma tentativa de criar uma campanha de marketing para o Software Livre pela Open Source Initiative (OSI).

A OSI propôs-se manter a integridade do movimento e prevenir abusos por parte dos fornecedores de software proprietário ao introduzir "Open Source" como uma marca para o Software Livre; mas esta iniciativa falhou.

Três anos depois, ao examinar o desenvolvimento da Iniciativa Open Source, as razões para preferir o termo Software Livre são ainda mais evidentes. Falar de Software Livre, ou dos seus equivalentes nas várias línguas, tem várias vantagens, que descrevemos abaixo.

"Software livre" é mais fácil de perceber

Embora algumas pessoas digam que o termo "Free Software" (Software Livre) é ambíguo, uma vez que, em inglês, "free" tem dois significados: gratuito e livre. No entanto, em várias línguas, o termo "free" (livre) não é ambíguo. E mesmo nas línguas, como o inglês, em que o significado é ambíguo, qualquer confusão pode ser evitada chamando a atenção que o termo "free" refere-se a liberdade, não a preço.

A terminologia "Open Source" refere-se a ter acesso ao código-fonte. Mas o acesso ao código-fonte é apenas um requisito de duas das quatro liberdades que definem o software livre. Muitas pessoas não percebem que apenas o acesso ao código-fonte não é suficiente. Usar o termo "Software Livre" evita a continuação e desenvolvimento deste mal-entendido.

Com Software Livre o abuso é mais difícil

Infelizmente muitas companhias começaram a chamar "Open Source" aos seus produtos quando parte do seu código-fonte pode ser acessível. Utilizadores compram este tipo de software acreditando que é "tão bom como o GNU/Linux" porque diz seguir os mesmos princípios.

Não devemos deixar os fornecedores de software proprietário abusar do entusiasmo das pessoas desta forma. Uma vez que o a Iniciativa Open Source falhou, não há nenhuma forma de evitar o abuso deste termo que se torma possível devido ao mal-entendido mencionado anteriormente.

Software Livre está bem definido

A experiência nas ciências e filosofia demonstrou que é sempre preferível uma definição boa e clara.

A Definição de Software Livre da Free Software Foundation com as suas quatro liberdades é a definição mais clara existente hoje.

O Software Livre oferece valor acrescentado

Ao contrário do Open Source, o Software Livre oferece mais que um modelo técnico para desenvolver software melhor, oferece uma filosofia. As empresas podem aprender e tirar partido da filosofia e historial do Software Livre.

O Software Livre oferece liberdade

O Software Livre oferece as liberdades para:

Devido a estas quatro liberdades, o Software Livre oferece liberdade para aprender, liberdade para ensinar, liberdade para competir, liberdade de expressão e liberdade de escolha.

A Liberdade conta!

Por todas estas razões tomámos a decisão consciente de evitar usar o termo Open Source e falar de Software Livre.

Encorajamos todos a tomar a mesma decisão.

Uma iniciativa da
Free Software Foundation Europa

If you also speak about Free Software and would like to know how to participate in the campaign or how to support it, you will find information here.


Nós falamos de Software Livre