OLinux: Liberdade, Igualdade e Fraternidade

Por: Allan Vasconcellos ( 17/12/2001 ), OLinux http://www.olinux.com.br

OLinux: Quais são as principais atividades da FSF Europa?

Georg Greve: A FSF Europa (Free Software Foundation) trabalha em todos os aspectos do Free Software, incluindo as questões clássicas como o Projeto GNU e o suporte ao desenvolvimento do Free Software de um modo geral. Mas isto é apenas uma parte das nossas atividades, pois temos outras que são ainda mais trabalhosas e no entanto possuem menos visibilidade, mesmo sendo tão importantes como as demais.

O Free Software é uma das respostas a questões levantadas na "Era da Informação" na qual vivemos, mas somente se a sociedade estiver totalmente a par sobre essas questões nós poderemos ter certeza de que o Free Software veio para ficar. Talvez nós possamos descobrir uma forma diferente de sociedade no futuro, mas atualmente os negócios são uma das principais coisas existentes e nós trabalhamos no sentido de mostrar para as companhias como o Free Software pode beneficiá-la. A campanha "Nós falamos sobre Free Software" é um exemplo disso.

Ao mesmo tempo precisamos nos assegurar que a política e alguns processos legais não irão prejudicar o Free Software, pois todo nosso trabalho pode ir por água abaixo caso haja uma lei determinando sua ilegalidade. Este risco é muito maior do que a maioria das pessoas imagina e somente com um trabalho constante e duradouro será possível prevenir que isso aconteça. Para ajudar nessa área, nós trabalhamos como uma espécie de centro de competência para políticos, advogados e imprensa de tal forma que eles possam ser informados sobre a importância do Free Software e participem ativamente em diferentes campos, atuando junto a nossa causa.

OLinux: A FSF Europa influenciou ou forneceu algum tipo de apoio na decisão do governo francês de adotar o Free Software em sua administração pública? Qual foi o papel da FSF nesta decisão?

Georg Greve: Sim, a comunidade do Free Software e a FSF estão envolvidas neste decisão. Todos sabem que Richard Stallman teve contato com várias pessoas importantes do governo francês, mas ainda há mais. Durante os últimos dois anos, ativistas da APRIL e da AFUL estiveram trabalhando nessa legislação. A APRIL é uma organização associada da FSF Europe na França e o seu fundador e presidente, Frederic Couchet também é o chanceler francês da FSF Europe. Junto com Olivier Berger, secretário da APRIL, ele trabalhou pesado nas questões políticas sobre o Free Software. A FSF Europa só foi fundada este ano (oficialmente nós iniciamos as atividades em 10/03), mas eu acho que pode-se dizer que nós participamos desse processo desde o seu início.

OLinux: O que Sr. acha da criação de uma FSF para a América Latina? Aqui nós realmente necessitamos de uma instituição para dar suporte a implementação do Free Software na Administração Pública.

Georg Greve: Eu acho que este é um grande e importante passo, que no entanto deve se feito com muito cuidado. Antes de fundar a FSF Europe, nós levamos cerca de um ano discutindo todas as questões relacionadas como por exemplo: O que torna a FSF especial? O que é importante e deve receber atenção? A FSF sempre manteve sua posição para certos princípios e valores - os quais nem sempre são fáceis de se manter, portanto manter uma FSF é algo que necessita um grande esforço.

Parece que a FSF Europe vêm influenciando iniciativas para a criação de outras organizações do gênero ao redor do mundo. Já existe uma FSF Índia e o Masayuki Ida recentemente visitou a Europa para nos falar sobre a possibilidade da abertura de uma FSF Japão. Em algumas discussões com Ida e com alguns voluntários da África do Sul ficou claro que uma boa solução é primeiramente criar algum tipo de associação aberta e trabalhar em parceria com as FSFs já existentes ao redor do mundo. Alguns bons exemplos são as organizações associadas da FSF Europa como a APRIL e AFUL.

OLinux: A FSF Europa "nasceu" da FSF USA ou é uma instituição independente? E qual é o relacionamento entre as duas?

Georg Greve: A FSF Europa e a FSF são organizações irmãs, mas legalmente independentes. As instituições trabalham juntas e para nós que trabalhamos na Fundação realmente não é relevante para qual FSF se está trabalhando, é como se fosse uma dessas instituições internacionais como Greenpeace ou Cruz Vermelha, onde o trabalho é em pró de uma causa que engloba todo o mundo.

A Europa é atualmente uma das áreas de atuação mais efetivas do Free Software, logo ter uma FSF européia foi algo natural e que cedo ou tarde iria ocorrer. Quando eu falei com Stallman há cerca de dois anos e meio sobre essa idéia ele concordou plenamente e até sugeriu outras pessoas que poderiam se envolver no desafio. Logo depois nós começamos a discutir todas as questões relacionadas a criação da FSF Europa.

Em novembro de 2000 nós estávamos certos de que poderíamos fazer a coisa funcionar e o melhor é que tínhamos a certeza de que seria bem feito. Então nós divulgamos a "Declaração de Intenção" , tornando a idéia pública. Eu venho trabalhando em tempo integral na FSF Europa desde janeiro deste ano para fazer com que ela deslanche. Da sede da FSF, em Boston, nós recebemos alguma ajuda financeira e um grande suporte moral, que evidentemente é muito importante.

OLinux: Quais são as propostas da FSF para a Educação?

Georg Greve: O Free Software na Educação é algo extremamente importante porque todos deveriam crescer utilizando-os. Há uma série de iniciativas em torno do Free Software e da Educação que trabalham com objetivos similares, porém freqüentemente os projetos não coordenam seus esforços e o compartilhamento de experiências é algo que ainda não é feito de forma efetiva.

Com o objetivo de dar um suporte a essas iniciativas, a FSF Europa começou a reuni-las, tanto que uma delas, a Ofset, tornou-se uma das nossas organizações associadas afim de inserí-los numa rede de trabalho mais eficiente, permitindo que suas experiências sejam compartilhadas.

Seria muito útil conseguir agregar todas essas iniciativas em algum lugar para que as questões pudessem ser discutidas pessoalmente - se nós acharmos voluntários que queiram organizar tal encontro, ficaríamos muito contentes em dar total suporte. A FSF Europa defende a importância e as vantagens do Free Software em qualquer oportunidade.

OLinux: O que é exatamente a campanha: "Nós falamos sobre Free Software"?

Georg Greve: A campanha "Nós falamos sobre Free Software" é uma iniciativa para aumentar a consciência sobre o Free Software como negócio. Também permite que as companhias se distanciem da euforia criada em torno do Open Source e mostrem que elas realmente entenderam as questões por trás do Free Software e que acima de tudo estão comprometidas com tais questões.

A idéia para esta campanha surgiu num encontro este ano em Milão, na Itália, onde alguma pessoas que possuem negócios no meio do Free Software queixaram-se sobre a irregularidade e a confusão do termo Open Source e perguntaram se nós não poderíamos fazer alguma coisa para defender o termo Free Software, o qual eles preferem usar.

Claro que estávamos dispostos a ajudar, logo nós agrupamos algumas das razões pelas quais consideramos que o termo Free Software é mais adequado e disponibilizamos o manifesto na Internet. E o interessante é que Bruce Perens, co-fundador do movimento Open Source e autor da "Definição de Open Source" foi um dos primeiros a nos dizer que achava bem-vinda a campanha e ainda solicitou que colocássemos seu nome na lista dos que a apoiavam.

OLinux: Em qual estágio está a adoção do Free Software em toda a Europa atualmente?

Georg Greve: A Europa é definitivamente a região com a maior aceitação ao Free Software atualmente, mas há uma enorme diferença entre as regiões do continente. Os mais avançados são a Alemanha e a França, onde os políticos aos poucos vão se tornando cientes sobre as questões que envolvem os Free Software, tanto que na França já fizeram a primeira legislação que favorece a adoção do Free Software. No entanto esta adoção ainda não chegou no ponto que nós gostaríamos e em outros países, como a Itália por exemplo, ainda há muito trabalho a se fazer, mas aos poucos nós estamos trabalhando.

OLinux: O Sr. acha que o Free Software pode "vencer" os softwares proprietários algum dia?

Georg Greve: Na minha opinião "vencer" talvez não seja a melhor palavra a se utilizar. Nosso objetivo é poder disponibilizar o Free Software para todos, pois as pessoas deveriam ter a liberdade de escolher poder fazer o que quisessem com seus softwares. Ninguém deveria ser "obrigado" a utilizar softwares proprietários.

Nós não pretendemos tornar o software proprietário ilegal, o que nós queremos é que ninguém seja forçado a usá-los e que as pessoas consigam entender o motivo desse tipo de software ser uma má escolha. Uma das minhas maiores crenças é de que não há absolutamente nenhuma razão cabível para justificar o uso de um software proprietário, enquanto podemos citar inúmeras razões para se adotar o Free Software, mas o que precisa ficar claro é que essa decisão deve caber a cada um.

OLinux: O que o Sr. acha da política de mercado adotada pela Microsoft? E sobre o processo que está sendo movido pela União Européia contra a fabricante de softwares norte-americana?

Georg Greve: A FSF Europa foi solicitada a comparecer no caso contra a Microsoft e esclarecer aos oficiais da UE algumas informações apropriadas sobre o Free Software. Uma coisa que eu posso enfatizar é que embora a Microsoft tenha uma política de mercado bem agressiva, eles não são o grande "diabo" como alguns os classificam. A Microsoft nada mais é do que uma consequência de um sistema que sempre foi baseado em softwares proprietários.

Certamente a Microsoft é uma das mais visíveis representantes do software proprietário e eles são tão pichados porque jogam "sujo", o que é algo que não devemos aceitar. O problema (para eles) é que o Free Software está começando a se infiltrar com sucesso num mercado que quase não tinha concorrência e o pessoal de Redmond começa a ficar preocupado. Como já dizia Ghandi: "Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, em seguida lutam contra você, e então você vence".

OLinux: O Sr. poderia enviar uma mensagem para os fãs brasileiros do Free Software

Georg Greve: O que eu posso dizer é que todos continuem divulgando o ideal do Free Software, pois o que fazemos hoje irá influenciar o futuro da humanidade nas próximas décadas. Nós precisamos ter certeza de que as pessoas estão entendendo as questões sobre o Free Software e a importância da liberdade.

E não deixem ninguém dizer que essas questões são irrelevantes ou perniciosas, elas não são. Somente falando sobre liberdade e sobre a filosofia do Free Software nós conseguiremos esclarecer tais questões para a população, portanto continuem falando sobre e explicando as vantagens do Free Software para qualquer pessoas que esteja interessada em ouvir. Liberdade conta e muito!!!