O que fazemos

Software Livre na Educação

Promovemos activamente o uso de Software Livre nas escolas e nas universidades, uma vez que o Software Livre se baseia no método científico, promovendo a compreensão dos processos a par da utilização dos produtos.

Logo na sua primeira Assembleia Geral, a FSFE identificou a educação como uma das mais importates áreas de intervenção, para que os estudantes e os jovens em geral tenham a possibilidade de lidar com o conhecimento em vez de se ficarem pela mera aprendizagem de matérias. Consequentemente, criamos um Grupo de Trabalho sobre o Software na Educação, para gerir estes esforços. O GT funciona como um hub (centro de coordenação) e trabalha na monitorização da situação a nível europeu. Para tornar a mudança possível, participamos em eventos de Software Livre e ajudamos outras iniciativas.

Entre outros argumentos a favor do software Livre, apresentamos quatro dos principais benefícios que proporciona na educação:

News RSS Últimas notícias

Fellowship Interview with Bernd Wurst

24 April 2012

Bern Wurst is a Free Software professional, volunteering for the Freedroidz project. He describes us his engagement with Free Software, and its importance for education.

Blog: FSFE participates in UK ICT curriculum consultation

14 April 2012

FSFE’s education team has submitted their official position on the UK Department of Education proposal to disapply the National Curriculum Programme for Information and Communication Technology.

Blog: Is teaching programming political?

13 January 2012

In a reply to the BBC about proposed changes to the national curriculum, Sam Tuke explains some of the ways in which teaching Free Software programming skills in schools is important to the future of Britain.