Software Livre para ler PDF

Modelo de carta para contatar com as instituições

Your name
Your address
Your city
Your country

Nome da instituição
Endereço postal
País

Prezado Senhor ou Senhora,

Assunto: Publicidade de software privativo no seu sítio web

Recebemos um relatório no que se informa de que a sua instituição está a anunciar um aplicativo de software privativo. Neste caso, estão aconselhando os usuários do seu sítio web baixar o leitor de PDF privativo PDFREADER de EMPRESA, por exemplo, em URL. Mesmo ainda que este programa é gratuito, trata-se de um anúncio de uma determinada empresa, algo semelhante a fazer propaganda para uma prova de condução gratuita com um carro, que também seria propaganda para o fabricante desse carro. Assim, com este anúncio favorecem a uma empresa e o seu software em detrimento do resto dos que existem no mercado, desvirtuando a concorrência no mercado do software.

Uma solução para isso é suprimir a propaganda do seu sítio web. Em https://fsfe.org/activities/pdfreaders/petition.html você pode encontrar uma lista de organizações, empresas e indivíduos que apoiam este pedido, assinando a "Petição para a Remoção de Publicidade de Software Privativo nos Sítio Web das Instituições Públicas". Ao aderir ao Padrão Aberto de PDF, certificam que os seus documentos podem ser abertos por todos os programas que executam o padrão PDF, independentemente do fornecedor. Se vocês desejam fornecer orientação aos visitantes, recomendamos que listem vários leitores de PDF, dizendo algo como "para abrir o arquivo PDF, você precisa de um leitor de PDF. Você pode baixar um dos seguintes programas (a lista não é exaustiva)". Ambas as alternativas são muito mais justas que recomendar apenas um leitor feito por uma empresa.

Em http://www.pdfreaders.org você pode encontrar alguns exemplos de leitores de PDF aos que você poderia ligar desde o seu sítio web. Todos os leitores listados lá são Software Livre, o que significa que todo mundo é livre para usá-los para qualquer propósito, estudar como funcionam, compartilhá-los, gratuitamente ou por uma taxa, e melhorar o programa. Esses leitores são independentes dos fornecedores, e cada empresa pode vender o programa, adaptá-lo às suas próprias soluções, ou tornar o software uma parte dos serviços que oferecem.

Se vocês tiveram alguma dúvida, ou gostaram de aprender mais sobre o Software Livre e os Padrões Abertos em geral, ficamos disponíveis para oferecer-lhes o nosso apoio.

Saudações cordiais,
Your signatature