Since 2001 the FSFE has been enhancing users' rights by abolishing barriers for software freedom. For 20 years we have been helping individuals and organisations to understand how Free Software contributes to freedom, transparency, and self-determination.

For the next two decades we need your help. We want everyone to be able to control their technology. Free Software and its freedoms to use, study, share, and improve are the key to that goal.

Notícias

Desenvolvedor islandês recebe o Prêmio Nórdico do Software Livre.

em:

Bjarni Rúnar Einarsson, desenvolvedor de Software Livre e um dos construtores da comunidade da Islândia, recebeu o Prêmio Nórdico do Software Livre.

Este prêmio anual foi concedido o sábado pelo Föreningen för Fri Kultur och Programvara e a Free Software Foundation Europe na Conferência de Sociedade Livre e Cúmio Nórdico (FSCONS), que teve lugar em Gotemburgo, na Suécia, neste fim de semana.

Einarsson é uma figura de liderança no movimento do Software Livre da Islândia por mais de uma década. Ele conduziu e a comunidade de Software e Cultura Livres no seu país, criando e participando em diversos grupos, tais como Vinix, contribuindo para o projeto KDE, e começando netverjar.is, uma organização de luta pelos direitos civis na internet.

"Sem Bjarni, a comunidade do Software Livre da Islândia não seria o que é hoje", diz Karsten Gerloff, presidente da Free Software Foundation Europe. "As pessoas como Bjarni são a alma da nossa comunidade. Estou muito contente de ver o seu trabalho reconhecido desta maneira ".

Bjarni tem defendido o uso de Software Livre, mantendo e distribuindo CDs com um sistema operacional livre, e também traduzindo e desenvolvendo Software Livre durante vários anos.

"O Prêmio Nórdico do Software Livre é especial porque é um reconhecimento dos seus parceiros", comenta o ganhador do prêmio no 2009, o desenvolvedor sueco de Software Livre Daniel Stehnberg. "Isso significa que o seu trabalho é apreciado por pessoas que entendem o que você conseguiu."

Ligações