Notícias

Desenvolvedor islandês recebe o Prêmio Nórdico do Software Livre.

em:

Bjarni Rúnar Einarsson, desenvolvedor de Software Livre e um dos construtores da comunidade da Islândia, recebeu o Prêmio Nórdico do Software Livre.

Este prêmio anual foi concedido o sábado pelo Föreningen för Fri Kultur och Programvara e a Free Software Foundation Europe na Conferência de Sociedade Livre e Cúmio Nórdico (FSCONS), que teve lugar em Gotemburgo, na Suécia, neste fim de semana.

Einarsson é uma figura de liderança no movimento do Software Livre da Islândia por mais de uma década. Ele conduziu e a comunidade de Software e Cultura Livres no seu país, criando e participando em diversos grupos, tais como Vinix, contribuindo para o projeto KDE, e começando netverjar.is, uma organização de luta pelos direitos civis na internet.

"Sem Bjarni, a comunidade do Software Livre da Islândia não seria o que é hoje", diz Karsten Gerloff, presidente da Free Software Foundation Europe. "As pessoas como Bjarni são a alma da nossa comunidade. Estou muito contente de ver o seu trabalho reconhecido desta maneira ".

Bjarni tem defendido o uso de Software Livre, mantendo e distribuindo CDs com um sistema operacional livre, e também traduzindo e desenvolvendo Software Livre durante vários anos.

"O Prêmio Nórdico do Software Livre é especial porque é um reconhecimento dos seus parceiros", comenta o ganhador do prêmio no 2009, o desenvolvedor sueco de Software Livre Daniel Stehnberg. "Isso significa que o seu trabalho é apreciado por pessoas que entendem o que você conseguiu."

Ligações