Help us spread the word about Free Software across Europe! Contributions until the end of September will be used to translate our 'What is Free Software' video into more European languages

Rumo a uma

"Organização Mundial de Riqueza Intelectual"

Apoiando a Declaração de Genebra

A Declaração de Genebra é um impressionante passo para a criação de uma ampla coligação de pessoas, organizações e países 1 procurando que a comunidade internacional repense os objetivos e mecanismos que permitem o controlo monopolístico dos diferentes tipos de conhecimento. Este documento propõe muitas sugestões concretas e construtivas de mudança dos objetivos da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), políticas e prioridades, e fornece amplos e inspiradores argumentos para redefinir o tratamento do copyright e das patentes para que elas sirvam melhor ao interesse público de toda a humanidade.

Estamos convencidos de que novas respostas por vezes requerem novas perguntas, e não uma repetição mais cuidadosa de perguntas antigas. Uma Organização Mundial de Porpriedade Intelectual, compreensivelmente, tenderá sempre a aplicar as ferramentas de monopolização ao que se designa de Propriedade Intelectual; um termo que nós achamos estar carregado ideologicamente e que desconsidera perigosamente as importantes diferenças que existem entre as muitas áreas de legislação que ela tenta englobar.

Ainda que possa comtemplar formas de concessão de monopólios, semelhantes à propriedade, melhores e possivelmente mais sustentáveis socialmente, OMPI não terá a facilidade de encontrar soluções alternativas. A OMPI não é o que necessitamos.

Precisamos de uma Organização Mundial de Riqueza Intelectual, dedicada a pesquisar e promover novos e criativos meios de incentivar a produção e disseminação do conhecimento. Conceder monopólios limitados e controlo sobre alguns tipos de conhecimento pode ser uma das ferramentas dessa nova organização, mas não o único e talvez nem mesmo o mais importante.

Concordamos e apoiamos a Declaração de Genebra, e convidamos seus autores, assinantes, e as Nações Unidas a começar agora a pensar não apenas sobre o papel que a OMPI deveria ser, mas ao invés disso pensar que tipo de organização nós precisamos em seu lugar.

Referências

  1. Proposta da Argentina e do Brasil para o estabelecimento de uma agenda de desenvolvimento para a OMPI: http://www.wipo.int/edocs/mdocs/govbody/en/wo_ga_31/wo_ga_31_11.pdf

Assinantes

Organizações

Indivíduos

Se deseja que o seu nome ou o nome da sua organização apareça nesta lista, por favor entre em contacto com web@lists.fsfe.org.