"DMA's interoperability is against fundamental rights" claims Apple. The FSFE disagrees. If you also think interoperability is key for software freedom, support us!

A Associação Nacional para o Software Livre (Portugal) torna-se associada da Free Software Foundation Europe

A FSF Europa tem o gosto de anunciar que a Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL) de Portugal passou a ser uma organização associada da Free Software Foundation Europe (FSF Europa).

A ANSOL associa-se à FSF Europa para apoiar activamente as suas actividades e o seu trabalho em prol do software livre na Europa, e para facilitar a cooperação com organizações de outros países de língua portuguesa.

A primeira tarefa importante que a ANSOL está a trabalhar é o estudo das implicações para o software livre da Directiva sobre Direitos de Autor da União Europeia (EUCD), bem como de outra legislação europeia e nacional.

"Esta colaboração é um passo muito importante para as comunidades de software livre em Portugal e na Europa. Os problemas que defronta a comunidade do software livre em Portugal são muito semelhantes aos existentes noutros países Europeus; juntando as nossas forças às da FSFE podemos resolver esses problemas de uma forma mais eficiente", disse Jaime Villate, membro fundador da ANSOL.

"A criação de uma organização associada é normalmente o primeiro passo importante para expandir a FSF Europa a outro país", disse Georg Greve, Presidente da Free Software Foundation Europe. "Estamos contentes que pessoas em Portugal queiram partilhar a nossa visão de uma Europa unida em volta do Software Livre."

Acerca da ANSOL:

A Associação Nacional para o Software Livre é uma associação sem fins lucrativos, criada recentemente com o objectivo de promover o Software Livre em Portugal.

Mais informação em: http://www.ansol.org/

Acerca da Free Software Foundation Europe:

A Free Software Foundation Europe (FSF Europe) é uma organização não governamental, de interesse público, dedicada a todos os aspectos do Software Livre na Europa. O acesso ao software determina quem pode participar numa sociedade digital. Portanto, a liberdade de usar, copiar, modificar e redistribuir livremente o software - na forma descrita na definição de Software Livre - permite igualdade de participação na era da informação. Criar consciência destes assuntos, proteger o Software Livre política e legalmente, e fornecer liberdade às pessoas através do apoio ao desenvolvimento de Software Livre, são as actividades primordiais da FSF Europa, que foi fundada em 2001 como organização irmã da Free Software Foundation (Estados Unidos da América).

Mais informação: https://fsfe.org/index.html