Diretrizes para entrar em contato com instituições públicas e pedir-lhes a supressão das propagandas privativas dos seus sítios web
Fazer que os governos ou instituições públicas mudem o seu sítio web pode ser um processo longo. Primeiro de tudo, lembre que a sua solicitude será provavelmente a primeira de este tipo para a maioria das instituições, e a pessoa ou pessoas às que está falando ou escrevendo podem não ter nenhuma ideia do que está a dizer. Em todas as suas comunicações é muito importante que permaneçam educados, tranquilos e persistentes. Gritar não leva a lugar nenhum, nunca.
Queremos que as instituições públicas suprimam os anúncios para os leitores de PDF não-livres, porque os órgãos públicos não devem pedir aos seus cidadãos que usem software não-livre. Eles não devem desvirtuar o mercado, manifestando preferência por um determinado fornecedor. Se eles querem orientar à gente quando baixam documentos, devem fazê-lo com neutralidade no que respeita aos fornecedores e dar várias opções, por exemplo, através de uma ligação a pdfreaders.org.
Também queremos aproveitar esta oportunidade para explicar as instituições públicas as vantagens do Software Livre, particularmente o fato de que os mantém livres, e também a nós, do aprisionamento tecnológico. Isso fornece aos organismos públicos e aos cidadãos liberdade para escolher o software que eles prefiram, e a longo prazo o setor público reduz custos de TI.
Como participar:
Esta é uma guia passo-a-passo para se envolver:
- Diga-nos: Se você quiser ajudar entrando em contato com as instituições, envie-nos um e-mail dizendo em que país você deseja contribuir e com quantas instituições você pensa que pode entrar em contato. Nós, então, atribuiremos-lhe uma lista de instituições e enviaremos-lhe as versões em PDF das cartas a serem enviadas. Desta forma, evitamos contatar a mesma instituição duas vezes. Isso economiza o trabalho de todos. Basta enviar um e-mail para pdfreaders@lists.fsfe.org com a palavra "PDFcontact" na linha de assunto.
- Preparar a carta: Vamos enviar um arquivo PDF da petição e das cartas a serem enviadas. Por favor, indique no seu e-mail se você quer dirigir-se à instituição no seu próprio nome ou se você prefere enviar a carta no nosso nome, usando o endereço do escritório da FSFE em Berlim. Imprima os dois arquivos. Meta tudo em um envelope e envie-o pelo correio à instituição.
- Permaneça disponível para contatar: As instituições, provavelmente, terão dúvidas. Se você enviou a carta no seu nome, as perguntas serão direcionadas a você. Preparamos uma lista dos mais apropriados nas nossas FAQ. Se você é incapaz de responder a uma pergunta que eles fizeram, envie-nos um e-mail ou contate-nos através de outros meios. Em qualquer caso, tente ser tão prestativo e paciente com as instituições como seja possível, e estar pronto para explicar-lhes as noções básicas do Software Livre, e porque eles não devem fazer propaganda de software privativo.
- Verifique e lembre: Quando você receba a confirmação pela instituição de que suprimira a publicidade ou adicionara uma ligação para leitores PDF livres, tome tempo para ir ao seu sítio web e verifique se eles o fizeram bem. Verifique não somente na página que foi relatada, mas também em todo o sítio web. Se ainda existem anúncios para os leitores PDF privativos, entre em contato com eles novamente, agradecendo o esforço e pedindo que sejam coerentes nas suas políticas. Se a instituição não lhe tem respondido depois de uma semana, por favor, chame-os por telefone ou envie um e-mail perguntando o que aconteceu com a sua carta. Mais uma vez, continue a ser educado, simpático e tranquilo durante todo o tempo.
- Informe sobre os seus sucessos: Uma vez que a instituição tenha removido os anúncios ou também adicionado uma ligação para os leitores PDF livres, envie-lhes um e-mail de agradecimento. Por favor, envie também um e-mail para pdfreaders@lists.fsfe.org para que possamos adicionar uma data de feche para o defeito. Os progressos realizados serão documentados na lista das instituições relatadas.