O que é o projecto GNU?

GNU head

O projecto GNU foi lançado em Setembro de 1983 por Richard M. Stallman para criar um sistema operativo completo de Software Livre. O trabalho de desenvolvimento de software iniciou-se em Janeiro seguinte. Hoje temos vários sistemas operativos baseados exclusivamente no Software Livre que respeitam a liberdade dos usuários dando a todos o direito de usar, compartilhar, estudar e melhorar o software para qualquer finalidade.

Stallman fundou a "Free Software Foundation" (Fundação de Software Livre) em Outubro de 1985 para suportar aspectos administrativos, legais e organizacionais do projecto GNU e também para difundir o uso e conhecimento do Software Livre. As principais licenças do projeto GNU são a "GNU General Public License (GPL)" (Licença Pública Geral) e a "GNU Lesser General Public License" (LGPL, Licença Pública Geral Menor, originalmente designada por "GNU Library General Public License"). Ao longo dos anos tornaram-se nas licenças mais utilizadas para o Software Livre.

O projecto GNU consiste em inúmeros pequenos sub-projetos mantidos por voluntários ou empresas ou combinações destas duas. Estes mesmos sub-projetos são também designados por "GNU projects" (projetos GNU) ou "GNU packages" (pacotes GNU).

O nome do projeto GNU é resultado do acrônimo redundante "GNU's Not Unix." O Unix era um sistema operativo muito conhecido e utilizado nos anos 80, por isso Stallman desenvolveu o GNU por forma a ser o mais compatível possível com o Unix porque assim seria vantajoso para as pessoas migrarem para o GNU. O autor reconhece que o GNU aprendeu com o projeto técnico Unix, mas também existem notas muito importantes as quais não estão relacionadas. Contrariamente ao Unix, o GNU é Software Livre.

Sendo semelhante ao Unix, o GNU é desenvolvido por módulos. Isto significa que componentes de terceiros podem ser inseridos no GNU. Hoje em dia, é muito comum as pessoas utilizarem um "kernel" (núcleo) de terceiros designado por Linux com os sistemas GNU. Muitas pessoas utilizam o nome "Linux" para esta variante do GNU, mas isto impede que as pessoas saibam do projeto GNU e o seu propósito da liberdade do software. A FSFE pede às pessoas para utilizarem os termos "GNU/Linux" ou "GNU+Linux" quando fazem referência a estes mesmos sistemas.

Para mais informações, ver o sítio web do projeto GNU em www.gnu.org.