Sobre

Sobre a FSFE

Visão própria

Os membros da Free Software Foundation Europe (FSFE), vêem-se a si próprios como europeus de diferentes culturas com os objectivos comuns de cooperação entre culturas e de desenvolvimento de uma cultura comum de cooperação, tanto a nível regional como a nível global.

Formamos uma organização em rede, não-governamental e sem fins lucrativos, ela própria parte de uma rede global de pessoas com objetivos e visões comuns. Não somos representantes de ninguém, além de nós próprios e do nosso trabalho. O nosso trabalho em comum e dedicação à liberdade em todas as vertentes da sociedade digital são o que nos caracteriza.

Com a comunidade de Software Livre a crescer cada vez mais rapidamente, torna-se mais importante manter saudável, sólida e viva a ideia do Software Livre. Nalguns casos, o aumento do interesse político pelos assuntos que tratamos também trás a alguns o desejo de os explorarem em função de interesses pessoais, desconsiderando os efeitos a médio e longo prazo que isso trás.

Portanto, a componente central do nosso trabalho é manter as bases jurídicas, políticas e sociais do Software Livre fortes, seguras e livres de interesses particulares. Isto requer um conhecimento profundo do Software Livre e dos assuntos com ele relacionados e, acima de tudo, compromisso com uma visão de longo prazo.

Estamos cientes de que isto às vezes significa ter de aceitar situações desvantajosas a curto ou médio prazo, para podermos permanecer fiéis aos nossos princípios, os quais podem ser difíceis de comunicar e serem, ocasionalmente, até impopulares.

Princípios

Sentimos-nos fortemente comprometidos com os princípios da democracia, da transparência, da pluralidade, da consistência, da confiabilidade e da focalização.

Atendendo às efectivas responsabilidades legais a que estamos sujeitos e à necessidade de sermos decisivos mesmo em tempos difíceis, a nossa estrutura tem por objectivo aplicar os princípios acima, da melhor forma possível.

Visão estrutural geral

O trabalho voluntário e as contribuições financeiras são os fundamentos nos quais tudo assenta. A participação é possível a diferentes níveis; o nível de participação é essencialmente uma decisão pessoal.

Todos são bem vindos para, ocasional, regular ou permanentemente participar nas atividades da Free Software Foundation Europe (FSFE) e tornar as atividades como suas.

Se desejar fazer parte da Free Software Foundation Europe, pode associar-se a uma das nossas equipas -- tanto geograficamente como por áreas de interesse -- e assumir a responsabilidade de trabalhar e agir em nome da FSFE.

As equipas de base nacional são geralmente coordenadas pelos membros da associação responsáveis por esses países (ver abaixo). As demais equipas são coordenadas por membros da associação, por membros das próprias equipas ou por membros de organizações associadas (ver abaixo).

Se desejar aderir à Free Software Foundation Europe, mas não tem tempo para lhe dedicar algum trabalho, pode optar por fazer um donativo ou tornar-se fellow (amigo) da FSFE.

Se a sua associação persegue objetivos similares aos da Free Software Foundation Europe e pretende estabelecer cooperação formal conosco, ela pode juntar-se a nós como organização associada da FSFE, tornando-se parte da rede da FSFE.

A coluna vertebral da Free Software Foundation Europe é a associação formal e legalmente estabelecida. A adesão a esta associação requer o maior empenho, medido em anos de dedicação, e a responsabilidade de pôr o consenso a longo prazo acima da opinião pessoal.

A associação FSFE baseia-se em princípios democráticos. Todas as componentes da FSFE -- os membros da associação, os membros das equipas, tal como também os fellows (amigos) e os membros de organizações associadas -- estão convidados a participar activamente nos processos de decisão relativos às áreas em que participem.

A adesão à associação, como membro, ocorre geralmente por proposta de outros membros, embora também seja aceite a auto-proposição. As propostas são aprovadas pela Assembleia Geral da Associação FSFE.

Embora as contribuições voluntárias em termos de trabalho e de recursos sejam o sustentáculo do nosso trabalho, algumas tarefas não podem ser realizadas como atividades a tempo parcial, exigindo, portanto, trabalho a tempo inteiro.

Os funcionários da FSFE a tempo inteiro alcançam os mais elevados padrões e frequentemente assumem tarefas (como a coordenação das nossas actividades) que seriam difíceis de desempenhar por voluntários.

Os principais critérios para emprego na Free Software Foundation Europe são as necessidades da FSFE, em termos de perseguir com sucesso os seus objetivos. Sempre que possível, procuramos contratar para cada função alguém que tenha feito trabalho voluntário -- quer nas estruturas da FSFE quer fora delas -- porque o conhecimento, a dedicação e a iniciativa são virtudes da FSFE.

Idealmente permitiremos que uma pessoa se dedique plenamente a uma tarefa tão importante para si, pessoalmente, que lhe tenha já dedicado grande parte dos seus recursos disponíveis durante algum tempo.

Processos de decisão

Na Free Software Foundation Europe, as pessoas acreditam no consenso. Mas também acreditam que ocasionalmente é necessário agir de forma rápida e decisiva. Por isso, as nossas equipas de trabalho, quer de base geográfica quer por assunto, são encorajadas a ter iniciativa e agir dentro do seu âmbito. Além disso, a associação tem um conselho executivo que também pode agir rapidamente. A sua composição é determinada, monitorizada e controlada pelos membros da FSFE através de processos de votação.

Esta abordagem foi adoptada na busca por uma estrutura que favoreça a transparência, a pluralidade e a participação, permanecendo, ao mesmo tempo, tão ligeira quanto possível. Também encoraja os participantes nas nossas equipas de trabalho a agir autonomamente e a buscar a participação nas equipas dedicadas ás áreas do seu interesse

Esta postura garante a possibilidade de participação de todas as partes, permitindo à Free Software Foundation Europe agir rapidamente quando necessário, por um lado, e manter uma forte consistência organizacional a longo prazo, por outro.