Esta tradução pode estar desactualizada, por alteração do texto original. Pedimos ajuda para a tradução desta e de outras páginas de fsfe.org, para que as pessoas possam ler a nossa mensagem nas suas próprias línguas.

Notícias

FSFE: Paremos a publicidade desleal - advirta o seu governo para promover os leitores de PDF livres!

em:

A Free Software Foundation Europe convida a todos os europeus a procurar anúncios de leitores de de PDF privativos nas páginas web dos seus governos, e comunicá-las. Além disso, a FSFE tem preparado uma petição exigindo o fim de essas práticas de publicidade, e anima ao público para assiná-lo.

"Toda vez que as páginas web governativas ligam para aplicações não livres e incentivam os visitantes a usá-las, estes estão a incentivar desnecessariamente os cidadãos a prescindir da sua liberdade", diz Karsten Gerloff, o presidente da FSFE.

Tal e como demonstram páginas como pdfreaders.org , o Software Livre para ler PDF existe para os principais sistemas operacionais. Bolsistas do FSFE lançaram o projeto em 2009, em resposta ao hábito dos organismos públicos de publicitar um determinado produto não-livre nas suas páginas web.

O Coordenador da Fellowship da FSFE, Matthias Kirschner, comenta: "O que você pensa sobre um sinal na estrada dizendo 'Você precisa de um Volkswagen nesta estrada. Contacte o seu concessionário Volkswagen para um teste de condução grátis? Quando se trata de leitores de PDF, os governos parecem pensar que isso é aceitável."

Essas anotações dão uma vantagem desleal a qualquer produto privativo que eles recomendem, e são frequentemente acompanhados de imprecisas declarações apresentando o aplicativo como a única opção disponível.

A caça começa o 13 de setembro, e continuará até o 17 de outubro de 2010. Os prêmios serão concedidos no final de outubro a indivíduos e grupos que relatem o maior número de anúncios de software privativo em sites governativos.

Tenham uma caça feliz!