FSFE convenceu 1125 administrações públicas a remover anúncios a software proprietário
A campanha começou em 2009 com o intuito de remover publicidades a software proprietário de leitura de PDF's dos sítios web de instituições públicas. Para começar, voluntários submeteram 2104 "bugs", ou instâncias de software proprietário de leitura de PDF's a ser directamente promovido por autoridades públicas, e a FSFE listou-as online. Desde então, centenas de activistas de Software Livre tomaram acções, esvrevendo às instituições públicas relevantes e pedindo mudanças aos seus sítios web. Recebemos muito feedback positivo de instituições agradecendo-nos pelas nossas cartas, e, à data, 1125 de 2104 sítios web (53%) editaram os seus sítios web removendo ligações a leitores proprietários de PDF, ou adicionando ligações para leitores de PDF livres.
Além de escrever cartas, a FSFE reuniu também assinaturas para uma petição pedindo um fim ao anúncio de produtos de software proprietário em sítios web governamentais. 90 organizações, 63 negócios e 2731 indivíduos assinaram esta petição.
Além disso, fomos capazes de liderar uma movimento de mudança, tanto a nível nacional como internacional.
- Na Alemanha, partidos nacionais fizeram depoimentos a favor de leitores de PDF livres e o Governo Alemão recomendou o uso do nosso texto no seu guia de migração.
- Na UE: o Parlamento Europeu perguntou directamente à Comissão Europeia quais eram os motivos para publicitar software específico, e quais seriam os passos tomados para resolver este problema.
- Em 2011 um dos nossos coordenadores da campanha pdfreaders.org, Hannes Hauswedell, esteve em contacto com a Google, pedindo-lhes para libertar o leitor de PDF's incluido no seu navegador Chrome como Software Livre. Finalmente, em Maio de 2014, o código-fonte do pdfium foi abertamente publicado, e se por um lado o pedido da FSFE pode não ter sido a única razão para esta publicação, ela marca uma mudança importante para a adoção em massa de leitores de PDF em Software Livre.
"Este sucesso não poderia ter sido possível sem a ajuda e o trabalho árduo dos nossos voluntários e o apoio dos nossos doadores. Obrigado! Apesar de muitos sítios web públicos e privados ainda promoverem leitores proprietários, o nível de alerta mudou significantemente durante a nossa campanha, e agora deverá ser muito mais fácil para você abordar os administradores de sítios web restantes. Além disso, a maioria dos utilizadores de Internet hoje já usam Software Livre quando abrem um ficheiro PDF no seu navegador web --uma enorme diferença desde 2009!" diz Hannes Hauswedell, quem iniciou a campanha. "Claro que ainda há trabalho a fazer, e convidamo-vos a relembrar a administração pública a usar Normas Abertas e não recomendar Software Proprietário. E com o vosso apoio, também nós iremos continuar a lugar por uma web que respeite a liberdade e privacidade dos seus utilizadores!"
Para se envolver pode usar a nossa carta-tipo para enviar à administração pública relevante, ou pode escrever uma por si mesmo. Certifique-se apenas que inclui onde encontrar uma lista de leitores Software Livre de PDF que possam substituir o link do seu sítio web.
Mais um agradecimento especial aos activistas, voluntários e doadores que ajudaram a fazer desta campanha um sucesso!