Help us spread the word about Free Software across Europe! Contributions until the end of September will be used to translate our 'What is Free Software' video into more European languages

Notícias

FSFE convenceu 1125 administrações públicas a remover anúncios a software proprietário

em:

Depois de seis anos de actividade, a campanha PDFreaders vai terminar este mês como uma das nossas mais bem sucedidas campanhas.

A campanha começou em 2009 com o intuito de remover publicidades a software proprietário de leitura de PDF's dos sítios web de instituições públicas. Para começar, voluntários submeteram 2104 "bugs", ou instâncias de software proprietário de leitura de PDF's a ser directamente promovido por autoridades públicas, e a FSFE listou-as online. Desde então, centenas de activistas de Software Livre tomaram acções, esvrevendo às instituições públicas relevantes e pedindo mudanças aos seus sítios web. Recebemos muito feedback positivo de instituições agradecendo-nos pelas nossas cartas, e, à data, 1125 de 2104 sítios web (53%) editaram os seus sítios web removendo ligações a leitores proprietários de PDF, ou adicionando ligações para leitores de PDF livres.

Além de escrever cartas, a FSFE reuniu também assinaturas para uma petição pedindo um fim ao anúncio de produtos de software proprietário em sítios web governamentais. 90 organizações, 63 negócios e 2731 indivíduos assinaram esta petição.

Além disso, fomos capazes de liderar uma movimento de mudança, tanto a nível nacional como internacional.

"Este sucesso não poderia ter sido possível sem a ajuda e o trabalho árduo dos nossos voluntários e o apoio dos nossos doadores. Obrigado! Apesar de muitos sítios web públicos e privados ainda promoverem leitores proprietários, o nível de alerta mudou significantemente durante a nossa campanha, e agora deverá ser muito mais fácil para você abordar os administradores de sítios web restantes. Além disso, a maioria dos utilizadores de Internet hoje já usam Software Livre quando abrem um ficheiro PDF no seu navegador web --uma enorme diferença desde 2009!" diz Hannes Hauswedell, quem iniciou a campanha. "Claro que ainda há trabalho a fazer, e convidamo-vos a relembrar a administração pública a usar Normas Abertas e não recomendar Software Proprietário. E com o vosso apoio, também nós iremos continuar a lugar por uma web que respeite a liberdade e privacidade dos seus utilizadores!"

Para se envolver pode usar a nossa carta-tipo para enviar à administração pública relevante, ou pode escrever uma por si mesmo. Certifique-se apenas que inclui onde encontrar uma lista de leitores Software Livre de PDF que possam substituir o link do seu sítio web.

Mais um agradecimento especial aos activistas, voluntários e doadores que ajudaram a fazer desta campanha um sucesso!