Software Livre para ler PDF

Petição para Remoção de Publicidade a Software Proprietário em Páginas Web Governamentais

Nós, Abaixo-assinados, expressamos a nossa oposição inequívoca à publicidade de produtos de software proprietário em páginas Web governamentais.

Este tipo de publicidade é uma quebra de imparcialidade e encoraja os cidadãos a utilizar tecnologias que restringem, desnecessariamente, as suas liberdades.

O papel do governo não é apoiar determinadas empresas em detrimento de outras, sobretudo, quando tal suporte apenas contribui para a manutenção do monopólio de empresas de software com implantação internacional.

As instituições governamentais devem esclarecer que, para a correcta utilização dos respectivos recursos digitais, estão disponíveis outros métodos, favorecendo tecnologias que não restrinjam os direitos dos utilizadores; por exemplo, fornecendo uma ligação para PDFreaders.org.

O software livre garante ao utilizador direitos de utilização (para qualquer propósito), estudo (sem reservas), partilha (com qualquer pessoa) e melhoria dos seus programas. As instituições governamentais devem publicar os seus documentos em formatos que possam ser lidos por software livre. Na verdade, está disponível um grande número de aplicações de software livre que permite ler tais documentos. Os governos devem assegurar a liberdade dos seus cidadãos e encorajá-los a fazer uso destes programas.

Onde tal publicidade a produtos de software proprietário persistir, exigimos que sejam declaradas, publicamente, as receitas resultantes desta publicidade, bem como a utilização que será feita destes fundos.

Atentamente,

Os Abaixo-assinados


Os Abaixo-assinados.

Organizações (90)

Empresas (63)

Indivíduos (2730)