Boletim

O direito a Software Livre +++ 60 livros para bibliotecas +++ workshop em Berlim

em  

No Newsletter de março partilhamos boas notícias: 60 livros infantis, sobre software livre, foram doados a bibliotecas. A FSFE apela ao direito de instalar Software Livre. O primeiro workshop de reciclagem Android (Upcycling Android) irá decorrer em Berlim. Após muito tempo, irá haver um encontro do grupo local em Aarhus, Dinamarca.

Apelamos ao direito de instalar e desinstalar qualquer sistema operativo de qualquer dispositivo.

Instalar e desinstalar software em qualquer dispositivo é um direito que trás várias vantagens: podemos arranjar os nossos dispositivos e continuar a usá-los por mais tempo, evitando o impacto ambiental de um novo dispositivo. O que nos está a impedir de arranjar dispositivos existentes através da instalação de Software Livre? Infelizmente, barreiras legais e técnicas são impostas aos utilizadores propositadamente de forma a que estes não possam alterar o sistema operativo dos dispositivos. 2022 oferece uma oportunidade única para melhorar a situação na Europa. A UE está em processo de redefinição dos critérios de design ecológico dos dispositivos através da Iniciativa de Produtos Sustentáveis, Iniciativa Circular de Dispositivos Eletrónicos, o Direito à Reparação, entre outros.

Esta é a nossa oportunidade de reclamar o direito de instalar qualquer sistema operativo em qualquer dispositivo. Desde o início, a FSFE vem aconselhando a Comissão Europeia mas, o resultado desejado está longe de ser certo devido a influências de opiniões contrárias. Caso a importância da liberdade de software não seja considerada crucial para o aumento da longevidade e capacidade de reutilização dos nossos dispositivos, então a cultura do descartável será perpetuada. Vamos defender a necessidade de alterações em futuras legilações. Não pode ser permitido, aos fabricantes, criar restrições artificiais que impeçam os utilizadores de instalar sistemas operativos de Software Livre.


Contribui para o direito universal de instalação de Software Livre. Torna-te um apoiante.


60 livros sobre a liberdade de software foram doados a bibliotecas

Após a publicação de Ada & Zangemann pedimos à nossa comunidade alemã para distribuir cópias do livro a bibliotcas, permitindo chegar a crianças em dificuldades económicas ou sem conhecimento do assunto. A resposta foi espetacular. O livro está agora disponível em diversas prateleiras de bibliotecas por toda a Alemanha e Áustria incluíndo as cidades de: Cologne, Rosenheim, Magdeburg, Manheim, Stuttgart, Vienna, e Lustenau. Muito obrigada pela preciosa ajuda em alertar para a liberdade de software!

Ilustração de um livro infantil que mostra a interconectividade de vários dispositivos eletrónicos em 7 casas.
Ilustração de uma das páginas de Ada & Zangemann

'Ada & Zangemann' receberam muito boas avaliações da organização e encontram-se a preparar novas publicações para rechear mais bibliotecas Alemãs e Austríacas. Segundo informação dada por ekz "a história foi bonitamente ilustrada por S. Brandstätter, [...] didáticamente bem estruturada e adequada para a introdução ao tema na escola primária, por exemplo." Sabe mais sobre o livro no episódio de podcast com Matthias Kirschner, Presidente da FSFE. Open source couch [DE]. Adicionalmente, uma leitura com o autor aconteceu no Congresso de Inverno organizado anualmente pela Sociedade Digital.

O que fizemos

Quatro participantes em videochamada
Uma fotografia tirada na cabine de fotos da FOSDEM 2021

O caminho para a sustentabilidade tecnológica - palavras do Planeta:

"A velocidade da exigência de novos requisitos de aplicativos, como navegadores de internet, tornam os sistemas obsoletos e a sua substituição por outros mais rápidos, para a execução das mesmas tarefas, inevitável. Este desperdício que obriga a despesas supérfluas e destrói o planeta, através da utilização dos seus preciosos recursos, tem de acabar." Paul Boddie escreveu um artigo de opinião no FSFE Planet sobre os requesitos para conseguir a susentabilidade tecnológica, das quais: a existência de hardware que seja compatível com Software Livre, uma infraestrutura coletiva com os nossos representantes, e desenvolvedores de Software Livre com salários mais competitivos.

"É necessário criar uma combinação de medidas que facilitem o Software Livre a serviços públicos e privados, permitindo aos utilizadores a aquisição e manutenção de hardware de elevada longevidade", Paul conclui. As opiniões partilhadas pela comunidade FSFE podem ser encontradas no blog Planet.

Reserva a data

Two people flashing phones
Participa no primeiro workshop de reciclagem Android (Upcycling Android), em Berlim!

Contribui para o nosso newsletter

Se queres partilhar as tuas ideias, imagens, ou notícias com a comunidade, envia para nós. Como sempre, para newsletter@fsfe.org. Estamos curiosos para saber as tuas opiniões! Além disso, se queres ajudar no nosso trabalho então a nossa comunidade está sempre aberta ou então é possível fazer doativos mensais. Queremos deixar o nosso agradecimento à comunidade e a todos os voluntários, apoiantes e doadores, que tornam o nosso trabalho possível. Também um agradecimento aos nossos tradutores que possibilitam a leitura deste newsletter na vossa lingua nativa.

A editora, Fani Partsafyllidou