Help us spread the word about Free Software across Europe! Contributions until the end of September will be used to translate our 'What is Free Software' video into more European languages

Boletim

IA na UE +++ Carta aberta ao Parlamento Alemão Bundestag +++ Plasma Mobile +++ Redes mesh

em  

No boletim de abril, celebrámos avanços promissores da IA na UE. Pedimos ao Governo Alemão um orçamento dedicado ao Software Livre. Num episódio podcast entrevistámos o desenvolvedor de Plasma Mobile, Bhushan Shah e falámos com Elektra Wagenrad, sobre Redes mesh. Felicitamos a KDE pelo primeiro software do mundo a receber cetificação ecológica.

O Parlamento Europeu reconhece o Software Livre como a chave mestra para uma IA justa

A Comissão Especial sobre Inteligência Artificial na Era Digital (AIDA) do Parlamento Europeu votou a sua resolução de Inteligência Artificial na Era Digital a 22 de março, onde deu especial importância ao papel do Software Livre na IA. Agora pedimos aos co-legisladores da UE para terem esta posição em mente e incluirem diretrizes de Software Livre nas próximas legislações.

Autoridades Públicas que façam uso de sistemas de IA devem torná-los publicamente acessíveis. Investigação pública no desenvolvimento de sistemas de IA deve ser publicamente acessível. A transparência das tecnologias de IA é necessária para o seu teste, avaliação de desempenho e melhoramento. A FSFE encontra-se a seguir atentamente o processo legislativo e a analizar como pode a IA manter-se verificável e fidedigna enquanto conduz à inovação , utilizando Software Livre.

Alemanha com planos ambiciosos para o Software Livre. Será que os vai conseguir cumprir?

O acordo de coligação do governo Alemão define a digitalização como uma prioridade e o Software Livre como uma solução segura e transparente. Depois de 100 dias do novo governo Alemão, nenhuma ação foi ainda tomada. Muito pelo contrário, o governo Alemão encontra-se muito perto de iniciar a utilização de produtos Microsoft, desperdiçando esta oportunidade para adotar uma estratégia baseada em interfaces abertas. Alexander Sander, Consultor Político da FSFE, explica: "Em vez de, finalmente, adotar um Software Livre para nuvem, o novo governo irá, novamente, depender de aplicações proprietárias dispendiosas." Chamámos à atenção do governo para que siga os planos que os próprios tinham definido.

Especificamente, em conjunto com outras organizações como a Open Source Business Alliance e a Open Knowledge Foundation Germany, a FSFE exige que o governo Alemão inclua a soberania digital no orçamento federal de 2022 e implemente as iniciativas já anunciadas para a liberdade de software. Numa carta aberta (DE) os signatários endereçam os grupos governamentais do parlamento Alemão.

Plasma Mobile: Utilizando um telemóvel GNU/Linux seguro e que respeita a privacidade

Quais são as minhas opções caso deseje utilizar Software Livre no meu telemóvel? Entrevistámos o desenvolvedor Bhushan Shah, da Plasma Mobile, para saber mais sobre o projeto. Plasma Mobile é um sistema completamente baseado em Linux que oferece total transparência no processo de desenvolvimento. No que toca à privacidade, o Plasma Mobile é um dos sistemas operativos mais seguros para telemóveis. Não existe monitorização, espionagem, ou mineração de dados para o desenho de publicidade direcionada. Bhushan dá uma visão clara e geral do Plasma Mobile, incluindo o processo de desenvolvimento, e como o obter.

7 pessoas em frente a um jardim e um edifício, num dia de verão
Bhushan Shah (segundo da esquerda), desenvolvedor do projeto Plasma Mobile desde 2015.

Ouve o novo episódio de podcast. Descobre as Redes mesh.

No novo episódio do Podcast do Software Livre, Matthias Kirschner fala com a convidada, Elektra Wagenrad, sobre as origens de Freifunk, o protocolo B.A.T.M.A.N., e o projeto Rede de Batata (Mesh Potato). Se o mundo das redes mesh é novidade então este episódio é uma iniciação fácil. Elektra explica a teoria por detrás dos protocolos e desvenda a sua ideia filosófica.

Retrato de uma mulher a sorrir
Elektra Wagenrad, uma das desenvolvedoras originais do protocolo B.A.T.M.A.N. e do projeto Rede de Batata (Mesh Potato). Imagem com licença CC-BY-SA 3.0 e criada por Andrea Behrendt.

O leitor PDF energeticamente mais eficiente é Software Livre. Parabéns Okular!

Para sermos exatos, Okular é um visualizador de documentos universal. Não é apenas possível ler PDFs, banda-desenhada e livros EPub, mas também visualizar imagens, documentos Markdown, e muitos outros. Em fevereiro de 2022, Okular foi premiado com a etiqueta ecológica Blue Angel, a etiqueta ambiental oficialmente galardoada pelo governo Alemão. Em 1978, a Agência Ambiental Alemã foi a primeira a criar uma etiqueta ambiental, este ano, a sua abrangência foi alargada a produtos de software, tornando Okular no primeiro programa de computador a receber esta certificação ecológica.

Para receber a etiqueta ecológica Blue Angel, um programa tem de preencher certos requisitos nos quais se incluem, transparência, compatibilidade com versões anteriores e a capacidade de ser utilizado em hardware com 5 anos. O Software Livre costuma distinguir-se em todas estas condições. A FSFE felicita Okular e toda a comunidade KDE!

Captura de ecrã da visualização de banda-desenhada em Okular
Captura de ecrã de Okular da KDE, ilustrações de David Revoy CC-BY-SA-4.0

Guarda a Data!

O que temos feito

Contribui para o nosso boletim

Se queres partilhar as tuas ideias, imagens, ou notícias com a comunidade, envia-nos como sempre, para newsletter@fsfe.org. Estamos curiosos para saber as tuas opiniões! Além disso, se queres ajudar no nosso trabalho, a nossa comunidade está sempre aberta ou se preferires é possível fazer donativos mensais. Queremos deixar o nosso agradecimento à comunidade e a todos os voluntários, apoiantes e doadores, que tornam o nosso trabalho possível. Também um agradecimento aos nossos tradutores que possibilitam a leitura deste newsletter na vossa lingua nativa.

A editora, Fani Partsafyllidou