Boletim

IA na UE +++ Carta aberta ao Parlamento Alemão Bundestag +++ Plasma Mobile +++ Redes mesh

em  

No boletim de abril, celebrámos avanços promissores da IA na UE. Pedimos ao Governo Alemão um orçamento dedicado ao Software Livre. Num episódio podcast entrevistámos o desenvolvedor de Plasma Mobile, Bhushan Shah e falámos com Elektra Wagenrad, sobre Redes mesh. Felicitamos a KDE pelo primeiro software do mundo a receber cetificação ecológica.

O Parlamento Europeu reconhece o Software Livre como a chave mestra para uma IA justa

A Comissão Especial sobre Inteligência Artificial na Era Digital (AIDA) do Parlamento Europeu votou a sua resolução de Inteligência Artificial na Era Digital a 22 de março, onde deu especial importância ao papel do Software Livre na IA. Agora pedimos aos co-legisladores da UE para terem esta posição em mente e incluirem diretrizes de Software Livre nas próximas legislações.

Autoridades Públicas que façam uso de sistemas de IA devem torná-los publicamente acessíveis. Investigação pública no desenvolvimento de sistemas de IA deve ser publicamente acessível. A transparência das tecnologias de IA é necessária para o seu teste, avaliação de desempenho e melhoramento. A FSFE encontra-se a seguir atentamente o processo legislativo e a analizar como pode a IA manter-se verificável e fidedigna enquanto conduz à inovação , utilizando Software Livre.

Alemanha com planos ambiciosos para o Software Livre. Será que os vai conseguir cumprir?

O acordo de coligação do governo Alemão define a digitalização como uma prioridade e o Software Livre como uma solução segura e transparente. Depois de 100 dias do novo governo Alemão, nenhuma ação foi ainda tomada. Muito pelo contrário, o governo Alemão encontra-se muito perto de iniciar a utilização de produtos Microsoft, desperdiçando esta oportunidade para adotar uma estratégia baseada em interfaces abertas. Alexander Sander, Consultor Político da FSFE, explica: "Em vez de, finalmente, adotar um Software Livre para nuvem, o novo governo irá, novamente, depender de aplicações proprietárias dispendiosas." Chamámos à atenção do governo para que siga os planos que os próprios tinham definido.

Especificamente, em conjunto com outras organizações como a Open Source Business Alliance e a Open Knowledge Foundation Germany, a FSFE exige que o governo Alemão inclua a soberania digital no orçamento federal de 2022 e implemente as iniciativas já anunciadas para a liberdade de software. Numa carta aberta (DE) os signatários endereçam os grupos governamentais do parlamento Alemão.

Plasma Mobile: Utilizando um telemóvel GNU/Linux seguro e que respeita a privacidade

Quais são as minhas opções caso deseje utilizar Software Livre no meu telemóvel? Entrevistámos o desenvolvedor Bhushan Shah, da Plasma Mobile, para saber mais sobre o projeto. Plasma Mobile é um sistema completamente baseado em Linux que oferece total transparência no processo de desenvolvimento. No que toca à privacidade, o Plasma Mobile é um dos sistemas operativos mais seguros para telemóveis. Não existe monitorização, espionagem, ou mineração de dados para o desenho de publicidade direcionada. Bhushan dá uma visão clara e geral do Plasma Mobile, incluindo o processo de desenvolvimento, e como o obter.

7 pessoas em frente a um jardim e um edifício, num dia de verão
Bhushan Shah (segundo da esquerda), desenvolvedor do projeto Plasma Mobile desde 2015.

Ouve o novo episódio de podcast. Descobre as Redes mesh.

No novo episódio do Podcast do Software Livre, Matthias Kirschner fala com a convidada, Elektra Wagenrad, sobre as origens de Freifunk, o protocolo B.A.T.M.A.N., e o projeto Rede de Batata (Mesh Potato). Se o mundo das redes mesh é novidade então este episódio é uma iniciação fácil. Elektra explica a teoria por detrás dos protocolos e desvenda a sua ideia filosófica.

Retrato de uma mulher a sorrir
Elektra Wagenrad, uma das desenvolvedoras originais do protocolo B.A.T.M.A.N. e do projeto Rede de Batata (Mesh Potato). Imagem com licença CC-BY-SA 3.0 e criada por Andrea Behrendt.

O leitor PDF energeticamente mais eficiente é Software Livre. Parabéns Okular!

Para sermos exatos, Okular é um visualizador de documentos universal. Não é apenas possível ler PDFs, banda-desenhada e livros EPub, mas também visualizar imagens, documentos Markdown, e muitos outros. Em fevereiro de 2022, Okular foi premiado com a etiqueta ecológica Blue Angel, a etiqueta ambiental oficialmente galardoada pelo governo Alemão. Em 1978, a Agência Ambiental Alemã foi a primeira a criar uma etiqueta ambiental, este ano, a sua abrangência foi alargada a produtos de software, tornando Okular no primeiro programa de computador a receber esta certificação ecológica.

Para receber a etiqueta ecológica Blue Angel, um programa tem de preencher certos requisitos nos quais se incluem, transparência, compatibilidade com versões anteriores e a capacidade de ser utilizado em hardware com 5 anos. O Software Livre costuma distinguir-se em todas estas condições. A FSFE felicita Okular e toda a comunidade KDE!

Captura de ecrã da visualização de banda-desenhada em Okular
Captura de ecrã de Okular da KDE, ilustrações de David Revoy CC-BY-SA-4.0

Guarda a Data!

O que temos feito

Contribui para o nosso boletim

Se queres partilhar as tuas ideias, imagens, ou notícias com a comunidade, envia-nos como sempre, para newsletter@fsfe.org. Estamos curiosos para saber as tuas opiniões! Além disso, se queres ajudar no nosso trabalho, a nossa comunidade está sempre aberta ou se preferires é possível fazer donativos mensais. Queremos deixar o nosso agradecimento à comunidade e a todos os voluntários, apoiantes e doadores, que tornam o nosso trabalho possível. Também um agradecimento aos nossos tradutores que possibilitam a leitura deste newsletter na vossa lingua nativa.

A editora, Fani Partsafyllidou