IA na UE +++ Carta aberta ao Parlamento Alemão Bundestag +++ Plasma Mobile +++ Redes mesh
No boletim de abril, celebrámos avanços promissores da IA na UE. Pedimos ao Governo Alemão um orçamento dedicado ao Software Livre. Num episódio podcast entrevistámos o desenvolvedor de Plasma Mobile, Bhushan Shah e falámos com Elektra Wagenrad, sobre Redes mesh. Felicitamos a KDE pelo primeiro software do mundo a receber cetificação ecológica.
O Parlamento Europeu reconhece o Software Livre como a chave mestra para uma IA justa
A Comissão Especial sobre Inteligência Artificial na Era Digital (AIDA) do Parlamento Europeu votou a sua resolução de Inteligência Artificial na Era Digital a 22 de março, onde deu especial importância ao papel do Software Livre na IA. Agora pedimos aos co-legisladores da UE para terem esta posição em mente e incluirem diretrizes de Software Livre nas próximas legislações.
Autoridades Públicas que façam uso de sistemas de IA devem torná-los publicamente acessíveis. Investigação pública no desenvolvimento de sistemas de IA deve ser publicamente acessível. A transparência das tecnologias de IA é necessária para o seu teste, avaliação de desempenho e melhoramento. A FSFE encontra-se a seguir atentamente o processo legislativo e a analizar como pode a IA manter-se verificável e fidedigna enquanto conduz à inovação , utilizando Software Livre.
Alemanha com planos ambiciosos para o Software Livre. Será que os vai conseguir cumprir?
O acordo de coligação do governo Alemão define a digitalização como uma prioridade e o Software Livre como uma solução segura e transparente. Depois de 100 dias do novo governo Alemão, nenhuma ação foi ainda tomada. Muito pelo contrário, o governo Alemão encontra-se muito perto de iniciar a utilização de produtos Microsoft, desperdiçando esta oportunidade para adotar uma estratégia baseada em interfaces abertas. Alexander Sander, Consultor Político da FSFE, explica: "Em vez de, finalmente, adotar um Software Livre para nuvem, o novo governo irá, novamente, depender de aplicações proprietárias dispendiosas." Chamámos à atenção do governo para que siga os planos que os próprios tinham definido.
Especificamente, em conjunto com outras organizações como a Open Source Business Alliance e a Open Knowledge Foundation Germany, a FSFE exige que o governo Alemão inclua a soberania digital no orçamento federal de 2022 e implemente as iniciativas já anunciadas para a liberdade de software. Numa carta aberta (DE) os signatários endereçam os grupos governamentais do parlamento Alemão.
Plasma Mobile: Utilizando um telemóvel GNU/Linux seguro e que respeita a privacidade
Quais são as minhas opções caso deseje utilizar Software Livre no meu telemóvel? Entrevistámos o desenvolvedor Bhushan Shah, da Plasma Mobile, para saber mais sobre o projeto. Plasma Mobile é um sistema completamente baseado em Linux que oferece total transparência no processo de desenvolvimento. No que toca à privacidade, o Plasma Mobile é um dos sistemas operativos mais seguros para telemóveis. Não existe monitorização, espionagem, ou mineração de dados para o desenho de publicidade direcionada. Bhushan dá uma visão clara e geral do Plasma Mobile, incluindo o processo de desenvolvimento, e como o obter.
Ouve o novo episódio de podcast. Descobre as Redes mesh.
No novo episódio do Podcast do Software Livre, Matthias Kirschner fala com a convidada, Elektra Wagenrad, sobre as origens de Freifunk, o protocolo B.A.T.M.A.N., e o projeto Rede de Batata (Mesh Potato). Se o mundo das redes mesh é novidade então este episódio é uma iniciação fácil. Elektra explica a teoria por detrás dos protocolos e desvenda a sua ideia filosófica.
O leitor PDF energeticamente mais eficiente é Software Livre. Parabéns Okular!
Para sermos exatos, Okular é um visualizador de documentos universal. Não é apenas possível ler PDFs, banda-desenhada e livros EPub, mas também visualizar imagens, documentos Markdown, e muitos outros. Em fevereiro de 2022, Okular foi premiado com a etiqueta ecológica Blue Angel, a etiqueta ambiental oficialmente galardoada pelo governo Alemão. Em 1978, a Agência Ambiental Alemã foi a primeira a criar uma etiqueta ambiental, este ano, a sua abrangência foi alargada a produtos de software, tornando Okular no primeiro programa de computador a receber esta certificação ecológica.
Para receber a etiqueta ecológica Blue Angel, um programa tem de preencher certos requisitos nos quais se incluem, transparência, compatibilidade com versões anteriores e a capacidade de ser utilizado em hardware com 5 anos. O Software Livre costuma distinguir-se em todas estas condições. A FSFE felicita Okular e toda a comunidade KDE!
Guarda a Data!
-
Quinta 14 de abril decorrem 3 encontros de grupos locais FSFE. Das 18:00-21:00 Irá decorrer, em Zurique, o encontro mensal presencial. Todos os interessados em Software Livre, e que se revêem nos ideais do Software Livre, são bem-vindos. O grupo irá discutir formas de chegar a mais pessoas e o Dia da Educação Livre. Também irá decorrer em Hamburgo, o encontro mensal presencial. Para mais informações subscreve o email do grupo. Berlim terá o seu encontro regular mensal, online. Subscreve o email ou segue a página do grupo página Mastodon para mais informações.
-
Na quarta-feira 20 de abril, a equipa FSFE dos Países Baixos irá ter a sua reunião mensal online.
-
Data por anunciar. O grupo local FSFE de Aarhus, Dinamarca, atrasou a data do seu primeiro encontro. Se estiveres interessado, esta é uma excelente oportunidade de contactar Carsten Agger (agger [arroba] fsfe [ponto] org).
O que temos feito
-
A 30 de março, Erik Albers, Gerente do Programa FSFE e perito em sustentabilidade, mostrou, na Digital Social Summit, que o design de software e o licenciamento de Software Livre tem impacto na sustentabilidade de hardware e das infraestruturas.
-
A 24 de março, o grupo local FSFE de Berlim trocou ideias com Jessica Wawrzyniak, da Digital Courage, sobre as vantagens de uma lista de Software Livre específica para a Educação, e como o governo Alemão pode criar esta compilação.
-
A 20 de março, o grupo de mulheres da FSFE teve um encontro online onde foram discutidos eventos passados e futuros.
-
A 19 de março, os participantes do workshop Reciclagem Android (Upcycling Android), que decorreu em Berlim, experimentaram telemóveis com Software Livre.
-
A 16 de março, a equipa FSFE dos Países Baixos teve o seu encontro mensal online. A equipa discutiu a nova lei das telecomunicações da Bélgica e as potenciais ações para proteger a Liberdade de Router. Os voluntários já contactaram a Neutrinet. A estratégia governamental de código aberto também constituíu um tópico importante, assim como o aumento da dependência no DigID, a aplicação Holandesa de identidade digital. A 19 de março a equipa encontrou-se presencialmente no Encontro de Utilizadores Linux dos Países Baixos.
-
A 15 de março, Erik Albers participou no webinário 'Software sustentável para telemóveis que duram', organizado pela Fairphone. Um painel de especialistas discutiu a razão pela qual a longevidade dos telemóveis continua a diminuir. A partir do painel, Erik tomou a posição de como o direito universal de instalar sistemas operativos de Software Livre, em qualquer dispositivo, irá ajudar no desenvolvimento de uma sociedade digital mais sustentável.
-
A 12 de março, Matthias Kirschner, autor de Ada & Zangemann, fez a leitura do livro durante o Chemnitzer Linux-Tage. Um video de uma leitura pelo autor durante o Wintercongress encontra-se disponível.
-
A 10 de março, o grupo local FSFE Berlim teve o seu encontro mensal. Os participantes discutiram o financiamento e segurança do Software Livre e os planos recentes da Mozilla para criar publicidade amiga da privacidade.
-
A 10 de março, o grupo local FSFE de Zurique discutiu formas de chegar a novas pessoas e explorar atividades como workshops e eventos informativos.
-
A 9 de março, o grupo local FSFE de Hamburgo teve o seu encontro mensal.
Contribui para o nosso boletim
Se queres partilhar as tuas ideias, imagens, ou notícias com a comunidade, envia-nos como sempre, para newsletter@fsfe.org. Estamos curiosos para saber as tuas opiniões! Além disso, se queres ajudar no nosso trabalho, a nossa comunidade está sempre aberta ou se preferires é possível fazer donativos mensais. Queremos deixar o nosso agradecimento à comunidade e a todos os voluntários, apoiantes e doadores, que tornam o nosso trabalho possível. Também um agradecimento aos nossos tradutores que possibilitam a leitura deste newsletter na vossa lingua nativa.
A editora, Fani Partsafyllidou