Since 2001 the FSFE has been enhancing users' rights by abolishing barriers for software freedom. For 20 years we have been helping individuals and organisations to understand how Free Software contributes to freedom, transparency, and self-determination.

For the next two decades we need your help. We want everyone to be able to control their technology. Free Software and its freedoms to use, study, share, and improve are the key to that goal.

boletim de notícias

Boletim Informativo FSFE - Agosto 2015

Escrito por  Publicado  

Resposta à consulta da UE sobre direitos de autor, patentes e segredos comerciais

No início do mês, a FSFE respondeu à “Consulta sobre contratação pública e propriedade intelectual”, iniciada pela Comissão Europeia. De acordo com a Comissão o objectivo inicial da consulta era “recolher evidências, opiniões e comentários sobre o respeito dos direitos de propriedade intelectual e segredos comerciais em procedimentos de contratação pública”, e concluir se há a necessidade de um guia para as autoridades públicas a este respeito.

Na nossa resposta, nós reafirmamos várias questões que devem ser endereçadas no tópico geral da consulta. Por exemplo no que diz respeito a patentes de software, explicámos que é impossível contratar software que não está a violar nenhuma patente, e que os direitos dos detentores de direitos de autor não devem ser desvalorizados por patentes de terceiros. Além disso, a FSFE argumentou que todo o software financiado publicamente deve ser publicado e distribuído como Software Livre por omissão, para que todos possam usar o software para os seus próprios propósitos e providenciar melhores serviços para as autoridades públicas como retorno.

A nossa estagiária actual Polina Malaja sumariou as nossas respostas e escreveu sobre a consulta num artigo no seu blog, e tornou as nossas respostas disponíveis na wiki da FSFE.

Como lidar com restrições de firmware

O objectivo da FSFE é garantir que os donos de dispositivos tecnológicos estão sempre em total e único controlo deles. Durante os últimos anos este princípio fundamental tem sido desafiado por desenvolvimentos como o UEFI “Secure Boot”, ou a BIOS proprietária. Isto é software de baixo nível que é executado quando liga o seu computador. Ele inicializa o hardware e pode estar desenhado para restringir os utilizadores de instalar software que não é “autorizado” pelo fabricante. Este desenvolvimento foi também um tópico na aprentação deste editor na Akademy deste ano em Corunha/Espanha, que dá uma visão sobre como resolver estas restrições fabricadas.

Uma das formas de contornar estes desenvolvimentos é usar firmware alternativo de arranque. Há várias formas de ter o firmware proprietário que vem por omissão substituído por análogos livres. O nosso associado Kevin Keijzer explica em detalhe como "fazer com que um beaglebone black fique com o Coreboot", e como "gravar o Libreboot num Lenovo X200 com um Raspberry Pi". Outro associado André Ockers explica num artigo no seu blogue como é que obteve um Thinkpad T60p com Trisquel e Libreboot.

Para além de trabalhar em firmware de arranque livre alternativo, temos também de olhar para o futuro. Temos de pensar sobre como extender as ideias do Software Livre para o hardware. O Richard Stallman escreveu sobre isso no seu artigo "Porque precisamos de desenhos digitais de hardware livres".

Algo completamente diferente

Seja activo: Contribua para o nosso gerador de sítios web estáticos

Deste 2002 que a FSFE isa um gerador de sítios web estátios para a nossa presença web. A primeira versão foi escrita por Jonas Öberg, que é agora o Director Executivo da FSFE. No mês passado introduzimos uma nova versão para a instância de testes do nosso sítio web. Neste artigo no seu blog, o webmaster da FSFE Paul Hänsch sumariza as suas novas funcionalidades, e limitações. Assim, se estiver interessado em melhor a presença web da FSFE a um nível técnico, leia isto e contacte a nossa equipa web.

Obrigado a todos os voluntários, Associados e doadores corporaticos que tornam o nosso trabalho possível,
Matthias Kirschner - FSFE